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Dúvidas Frequentes

4. Sobre o Financiamento


O que é IGP-M?
Índice Geral de Preços do Mercado é o índice de inflação que corrige os contratos, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, é divulgado no final de cada mês. É usualmente utilizado para correção dos contratos de aquisição de imóveis, aplicado sobre o saldo devedor conforme previsto no respectivo compromisso de compra e venda.

Como ocorrem os reajustes nas prestações do meu contrato?
Considerando que o IGP-M do mês corrente é divulgado oficialmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 30 do próprio mês, este reajustará a prestação do segundo mês subsequente, ou seja, o índice do mês de Janeiro, geralmente divulgado no último dia útil do mês, será utilizado para corrigir a prestação do mês de Março e assim sucessivamente. Além do IGP-M, podem ser cobrados eventuais juros contratados.

Como faço para consultar os índices de IGP-M?
Pode-se consultar diretamente no site da FGV ou em qualquer site que divulgue índices financeiros. É uma informação pública.

O que é o saldo devedor?
Saldo devedor é o valor restante para quitação total de um financiamento. O saldo devedor é reajustado mensalmente de acordo com os índices de atualização monetária e juros pactuados no contrato.

O que é o saldo para quitação do financiamento?
É um valor calculado pela empresa com variação diária, que mostra o saldo do dia para quitação do financiamento. Ele calcula as parcelas com vencimentos futuros e atualiza para o dia do cálculo.

Quais documentos são necessários para contratar o financiamento bancário?
A documentação pode variar de acordo com a instituição financeira. Mas são sempre solicitados documentos do vendedor do imóvel, além dos documentos pessoais e de comprovação de renda do comprador. O comprador pode solicitar diretamente à SETPAR toda a documentação necessária referente à vendedora, porém as custas com este processo serão por conta do comprador.

Não recebi o boleto para pagamento do financiamento, o que devo fazer?
Você pode acessar o site www.setpar.com.br e emitir 2ª via do boleto.Pode ainda contatar a SETPAR e solicitar o envio da 2ª via por email ou correio.

É possível gerar 2ª via de boleto de parcela em atraso?
Sim, é possível, no entanto a prestação será calculada para o dia da solicitação do mesmo, já com os eventuais ajustes devidos, somados ao valor principal. Para seu melhor conforto, a 2ª via do boleto pode ser solicitada diretamente do site da SETPAR. Se desejado, a solicitação também pode ser realizada pelo email atendimento@setpar.com.br ou diretamente pelos telefones (17) 4009-7000 ou (17) 3513-7777 - Matriz São José do Rio Preto - SP, (12) 3500-7777 - São José dos Campos - SP, (35) 3531-1451 – São Sebastião do Paraíso - MG, (35) 3551-6752 – Guaxupé – MG, (35) 3421-5069 – Pouso Alegre – MG, (37) 3214-1861 – Divinópolis – MG ou (64) 3661-1614 – Mineiros – GO.

Posso antecipar parcelas?
Sim, as parcelas podem ser antecipadas. Caso queira antecipar as parcelas a vencer, será aplicado de acordo com o que foi pactuado em seu contrato. Contate a Setpar para verificar o cálculo dos valores a antecipar ou através do site, na área do cliente.

Como funciona o reajuste das parcelas?
Os reajustes ocorrem de duas maneiras, de acordo com o que foi pactuado em seu contrato.
• Anual, quando aplica-se a variação do IGP-M dos últimos 12 meses na parcela, além de valores de resíduo infiacionário. 
• Mensal: Pode ser solicitado pelo comprador que os reajustes ocorram mensalmente, assim evita-se a aplicação de resíduo infiacionário.

O que é resíduo infiacionário?
O Resíduo decorre da diferença entre a soma do valor das parcelas de valor fixo durante 12 meses e o valor que as mesmas teriam se fossem reajustadas mensalmente pelo índice previsto no contrato. Na prática o que ocorreu foi a postergação e acumulação da indexação infiacionária das parcelas de 12 meses.

Como faço para alterar o meu endereço ou demais dados cadastrais?
Basta encaminhar comunicado por escrito, comparecer pessoalmente aos escritórios da empresa, enviar um e-mail através do site da Setpar ou acessar a área do cliente online.